titolo : Nampula: idosa mas, concorrida!
Link : Nampula: idosa mas, concorrida!
Leggi anche
- TRIBUNAL DA VENEZUELA DECRETA PRISÃO DE LÍDER DE OPOSIÇÃO LEOPOLDO LÓPEZ.
- VENHA-VER: 7º CONGRESSO NORTE/NORDESTE TEVE PARTICIPAÇÃO DE INTEGRANTE DA PASTA DA SAÚDE.
- SuperClassifica 2018-2019 Aprile 2019
- EX-ALUNO DE OLAVO, LIBERAL E REFORMISTA: O DEPUTADO DO NOVO QUE CAUSA CIÚMES NO PSL.
- SAÚDE PÚBLICA DESCARTA SURTO DE H1N1 NO RN.
Nampula: idosa mas, concorrida!
24/08/2018
Mahamudo Amurane foi o primeiro presidente do município de Nampula que venceu a um candidato do partido Frelimo, Absalão Sueia, com uma margem percentual folgada. Amurane viria a ser assassinado, barbaramente, no princípio da noite do 4 de Outubro de 2017 por indivíduos ainda desconhecidos, depois de que em cerca de 4 anos ter trabalhado arduamente e oferecer uma nova imagem à cidade. Durante este período as lixeiras no centro da cidade sumiram por completo. A higiene passou a ser algo comum nas ruas da cidade. As vias de acesso tornaram-se mais confortáveis.
Mas, quiseram os seus acérrimos adversários que Amurane não prossegue-se com as suas actividades e à queima-roupa puseram fim a vida do edil dos macuas. Com o assassinato de Amurane, o desenvolvimento integrado do maior centro urbano do norte do país parou por completo, pois seguiu-se a uma vacatura que durou pouco mais de cinco meses, e experimentou-se, por duas vezes, a presidência interina. Encontrar um sucessor de Amurane não foi nada fácil.
Foram necessárias duas votações em uma eleição intercalar, as quais tiveram lugar em Janeiro e Março do corrente ano e, por fim, venceu Paulo Vahanle, do partido Renamo. Na votação de Janeiro, Paulo Vahanle (da Renamo) e Amisse Cololo (da Frelimo) foram os mais os candidatos que obtiveram o maior número de votos mas, nenhum deles obteve a maior absoluta dos votos (50% mais 1 voto, segundo o quadro jurídico eleitoral em vigor na altura) e deixaram para trás Carlos Saíde (do MDM), Filomena Mutoropa (do PAHUMO) e Mário Albino Muquissince (do AMUSI).
Já na segunda votação, realizada em Março, Vahanle “bateu” Cololo com uma larga maioria. A eleição directa e pessoal de um presidente municipal em Moçambique foi realizada pela última vez em Nampula. A cidade de Nampula, já adulta, continua sendo bela, sobretudo desde o ano de 2014, e ainda bastante disputada. 2018 É um eleitoral e os partidos políticos já afinam as suas máquinas e montam as suas estratégias para vencer o município de Nampula. O MDM, a Frelimo e a Renamo já apresentaram os seus cabeça-de-lista, tendo em conta que estás são as primeiras eleições, na história das municipalizações no país, em que o presidente de autarquia local não é eleito de forma directa e pessoal através de um sufrágio universal. A disputa pela direcção do conselho municipal de Nampula fez com que a margem da celebração do 62º aniversário surgisse várias frentes políticas e partidárias para celebrar a efeméride.
A Renamo festejou, oficialmente, o dia da cidade orientado comícios populares e outras actividades (uma vez que estão no comando). O MDM e a Frelimo, também, organizaram os seus membros para marcar a data.
Disputa desonesta
A disputa pela presidência do município de Nampula tem agora contornos de desonestidade. Enquanto Paulo Vahanle procura devolver a beleza à autarquia, viaturas do estado (cujo poder institucional é detido pela Frelimo) continuam a actuar no sentido de sabotar os esforços do seu elenco. Tal como denunciamos, recentemente, acções de sabotagem com a colecta de lixo não urbano para pontos de depósito e recolha de resíduos sólidos, outras situações tristes continuam a acontecer para reduzir a zero os esforços do governo municipal de Nampula.
A viatura com a chapa de inscrição [ver edição 209, do dia 14 de Agosto de 2018] fica estacionada no pátio do Tribunal Fiscal de Nampula, a escassos metros do gabinete do governador de Nampula, Victor Borges, e a menos de cinco quilómetros do comité provincial da Frelimo.
Trata-se da viatura que a nossa reportagem flagrou depositando lixo na avenida das FPLM próximo aos prédios makonde. Pelos bairros do município, o curso da pré-campanha eleitoral é caracterizado por acusações mútuas entre os partidos concorrentes às eleições do dia 10 de Outubro do corrente ano, bem como a desistência de membros e simpatizantes de um partido e integração em outro partido. (Aunício da Silva)
Jornal IKWELI – 24.08.2018
ekekhayiyowani.blogspot.com
Così l'articolo Nampula: idosa mas, concorrida!
vale a dire tutti gli articoli Nampula: idosa mas, concorrida! Questa volta, si spera in grado di fornire benefici a tutti voi. Va bene, si vede in un altro post articolo.
Ora stai leggendo l'articolo Nampula: idosa mas, concorrida! l'indirizzo del link https://voiceoggy.blogspot.com/2018/08/nampula-idosa-mas-concorrida.html
Related Posts :
Pizzeria di San Vito al quarto posto delle dieci migliori d'Italia, Trapani sesta fra le migliori città(Domenica 21 Ottobre 2018) Pizza che piace, pizza che conquista. Tripadvisor stila la classifica delle 10 migliori pizzerie d'Italia e la S… Read More...
Eccezionale scoperta nel mare delle Egadi, trovato rostro romano del 241 a.C.(Domenica 21 Ottobre 2018) Eccezionale recupero nell'ambito della campagna di ricerche archeologiche subacquee nel luogo della battaglia de… Read More...
UN POMERIGGIO DI EMOZIONI NELLA SECONDA GIORNATA DEL FESTIVAL DELLE NARRAZIONI DI SULMONA SULMONA - Un pomeriggio di emozioni quello della seconda giornata del Festival delle Narrazioni di Sulmona dove la storia cosiddetta minor… Read More...
Emozioni alla radio 1148: MotoGP Giappone (21-10-2018)#tuttoilcalcioblog (Ansa) Marc Marquez si conferma campione del mondo della MotoGp per la terza volta consecutiva, vincendo il Gran pre… Read More...
Le partite di oggi con le voci di ieri.. (09)#tuttoilcalcioblog di Stefano Stradotto Nono appuntamento con la nuova rubrica di Tuttoilcalcioblog che "riporta" al microfono le voci de… Read More...
0 Response to "Nampula: idosa mas, concorrida!"
Posta un commento