titolo : MORAES AFIRMA QUE NÃO TEM COMO CONTROLAR FAKE NEWS ESPALHADAS NO WHATSAPP.
Link : MORAES AFIRMA QUE NÃO TEM COMO CONTROLAR FAKE NEWS ESPALHADAS NO WHATSAPP.
MORAES AFIRMA QUE NÃO TEM COMO CONTROLAR FAKE NEWS ESPALHADAS NO WHATSAPP.
Para o ministro, movimento de notícias falsas não influenciou o 1º turno das eleições.
O ministro Alexandre de Moraes reconheceu, nesta quarta-feira (10/10), que é praticamente impossível controlar a disseminação de notícias falsas espalhadas por WhatsApp. As redes sociais, disse, são mais fáceis de monitorar, uma vez que a Justiça pode determinar a retirada de conteúdos do ar, o que é diferente em relação a aplicativos de mensagens privadas.
“Você passa para alguém, outro passa para outro, que passa para outro, que passa para outro, e geralmente passa para os próprios grupos, os mesmos falando com os mesmos. Então, é muito difícil”, comentou.
Apesar disso, o ministro acredita que as fake news não influenciaram o resultado das eleições no primeiro turno. “Não estou dizendo que redes sociais não tiveram influência, mas dizer que as fake news tiraram um candidato ou outro do segundo turno é exagero”.
O ministro Gilmar Mendes também falou das dificuldades de se controlar as notícias falsas e cobrou responsabilidade dos candidatos para coibir essas práticas.
“A produção de fake news é uma máquina quase que natural. Hoje com isto aqui (celular), a gente mesmo, que tem todo o cuidado com informações, de vez em quando é pego de surpresa, porque recebe uma informação, acredita, acha engraçada e passa para o amigo. No momento seguinte, pensa: ‘poxa, estou espalhando fake news’”, disse.
Gilmar relatou que ele próprio repassou uma informação mentirosa dias atrás para o ministro da Segurança Raul Jungman e que se sentiu envergonhado por isso. “Eu estava indagando ele, mas daqui a pouco está disseminando. É tão fácil fazer algo com aparência de verdade, com certa verossimilhança”, disse.
O ministro também defendeu que a Procuradoria-Geral da República aja de maneira mais enérgica contra notícias falsas em relação às urnas eletrônicas e, como exemplo, citou o vídeo que mostrava uma urna completando sozinha o voto no PT após digitar o número 1. “A urna eletrônica faz parte de um departamento no Brasil, juntamente com outros setores, que é a Justiça Eleitoral, do Brasil que dá certo”, frisou.
Moraes também falou sobre o tema e comparou as posturas dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).
“Os dois finalistas, os partidos dos dois, acabaram contestando a Justiça Eleitoral. O Bolsonaro com absurdas declarações sobre as urnas e o PT com outra absurda ação dizendo que cancelamento de títulos eleitorais poderia prejudicar alguém. Mas faz parte do jogo eleitoral”, relativizou.
Moraes também criticou a maneira como analistas políticos estão encarando este pleito e não acredita que a eleição deste ano esteja mais acirrada do que a de 2014.
“Estão tratando eleição como luta de boxe, toda luta é a luta do século. Comentaristas dizem que essa eleição é a mais importante desde a redemocratização, mas isso foi falado em 1989, em 2002, e daqui a quatro anos será falada a mesma coisa”.
Fonte: Matheus Teixeira/Jota Info
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Così l'articolo MORAES AFIRMA QUE NÃO TEM COMO CONTROLAR FAKE NEWS ESPALHADAS NO WHATSAPP.
vale a dire tutti gli articoli MORAES AFIRMA QUE NÃO TEM COMO CONTROLAR FAKE NEWS ESPALHADAS NO WHATSAPP. Questa volta, si spera in grado di fornire benefici a tutti voi. Va bene, si vede in un altro post articolo.
Ora stai leggendo l'articolo MORAES AFIRMA QUE NÃO TEM COMO CONTROLAR FAKE NEWS ESPALHADAS NO WHATSAPP. l'indirizzo del link https://voiceoggy.blogspot.com/2018/10/moraes-afirma-que-nao-tem-como.html
0 Response to "MORAES AFIRMA QUE NÃO TEM COMO CONTROLAR FAKE NEWS ESPALHADAS NO WHATSAPP."
Posta un commento