titolo : GAYS, NEGROS E INDÍGENAS JÁ SENTEM NAS RUAS O MEDO DE UM GOVERNO BOLSONARO.
Link : GAYS, NEGROS E INDÍGENAS JÁ SENTEM NAS RUAS O MEDO DE UM GOVERNO BOLSONARO.
GAYS, NEGROS E INDÍGENAS JÁ SENTEM NAS RUAS O MEDO DE UM GOVERNO BOLSONARO.
Episódios de intimidação aumentam ansiedade entre grupos que se sentem vulneráveis por discursos feitos no passado, e hoje negados, pelo candidato.
Debate sobre estratégias de proteção cresce para “resistir em tempos sombrios”, diz ativista.
Há uma semana, W.D. 34 anos, parou de andar de mãos dadas com o marido nas ruas de Porto Alegre. Ambos, que sempre se sentiram cômodos com sua homossexualidade, tomaram a decisão depois do resultado do primeiro turno das eleições, no dia 7 de outubro, que deu grande vantagem ao candidato de extrema direita Jair Bolsonaro, com 46% dos votos. “Vimos que a nossa atitude em público teria que mudar, não poderíamos mais trocar carinho na rua porque sentimos uma reação muito agressiva à nossa simples existência”, conta W. D., gerente de uma empresa do ramo imobiliário. O medo é um sentimento latente entre o coletivo LGBT, negros, indígenas e outras minorias atacadas por Bolsonaro, que lidera a corrida eleitoral para o Planalto e que tem um longo histórico de declarações racistas, misóginas e homofóbicas. Sua chegada à presidência é percebida como a legitimação de comportamentos que ultrapassam o limite do aceitável. Em campanha, o candidato já negou diversas vezes que seja homofóbico ou racista. Porém, suas falas contundentes em vídeos passados não escondem o desprezo que já empregou pelo que lhe parece diferente.
Giulianna Nonato, de 26 anos, sempre teve medo de sair na rua, mesmo antes de identificar-se como travesti. “Antes de me apresentar com um corpo feminino, era uma bicha, então minha vida sempre foi marcada por bullying e violência”, conta em São Paulo. Nas últimas semanas, depois dos vários casos de agressão e assassinatos motivados por questões políticas no Brasil, o medo da jovem aumentou. Em 10 dias, pelo menos duas pessoas foram assassinadas e outras 70 sofreram agressões por conta de seus posicionamentos políticos, de acordo com levantamento do Open Knowledge Brasil e Agência Pública. Os dados mostram que em seis dos casos as vítimas foram apoiadores de Bolsonaro; as demais foram agredidas por pessoas afins a ele.
“Parece que há mais ultraconservadores saindo do armário do que gays. Eu já tirei todos os símbolos LGBT que podem me prejudicar”, diz G. G., de 16 anos. Bolsonaro afirmou que as agressões são “excessos” e “casos isolados” e lamentou os episódios de violência, ao mesmo tempo em que denunciou um “movimento orquestrado” de falsas denúncias para prejudicar sua campanha. “Os candidatos não podem ser responsabilizados por tudo que seus apoiadores fazem. No entanto, no mínimo, têm a obrigação de garantir que seus discursos não incitem a violência. E quando ameaças e atos de violência ocorrem, devem condená-los de maneira categórica”, defende Maria Laura Canineu, diretora para o Brasil da ONG Human Rights Watch. Bolsonaro de fato chegou a fazer uma fala mais direta. “Dispensamos voto e qualquer aproximação de quem pratica violência contra eleitores que não votam em mim”, escreveu no twitter no último dia 10. Mas na sequência da mensagem, relativizou algumas acusações ao supor que parte das queixas eram calúnias. “A este tipo de gente peço que vote nulo ou na oposição por coerência, e que as autoridades tomem as medidas cabíveis, assim como contra caluniadores que tentam nos prejudicar.”
PARA LER A MATÉRIA COMPLETA, CLIQUE AQUI
Fonte: Joana Oliveira e naira Hofmeiter/El País
Foto: Diego Padgurschi
Così l'articolo GAYS, NEGROS E INDÍGENAS JÁ SENTEM NAS RUAS O MEDO DE UM GOVERNO BOLSONARO.
vale a dire tutti gli articoli GAYS, NEGROS E INDÍGENAS JÁ SENTEM NAS RUAS O MEDO DE UM GOVERNO BOLSONARO. Questa volta, si spera in grado di fornire benefici a tutti voi. Va bene, si vede in un altro post articolo.
Ora stai leggendo l'articolo GAYS, NEGROS E INDÍGENAS JÁ SENTEM NAS RUAS O MEDO DE UM GOVERNO BOLSONARO. l'indirizzo del link https://voiceoggy.blogspot.com/2018/10/gays-negros-e-indigenas-ja-sentem-nas.html
0 Response to "GAYS, NEGROS E INDÍGENAS JÁ SENTEM NAS RUAS O MEDO DE UM GOVERNO BOLSONARO."
Posta un commento