Contra Julião Cumbane: Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile?

Contra Julião Cumbane: Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile? - Ciao amico VOICE OGGI, Nell'articolo si legge questa volta con il titolo Contra Julião Cumbane: Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile?, abbiamo preparato bene per questo articolo leggere e scaricare le informazioni in essa. si spera coprire i posti articolo affari, articolo generale, articolo politica, articolo salute, articolo sociale, articolo Ultime informazioni, scriviamo può capire. Beh, buona lettura.

titolo : Contra Julião Cumbane: Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile?
Link : Contra Julião Cumbane: Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile?

Leggi anche


Contra Julião Cumbane: Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile?

domingo, 9 de setembro de 2018


Ouvir com webReader



Marcelo Mosse

21 h ·

Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile?

“Porque estamos a caminhar para uma sociedade de medo”, diz Teodato Hunguana.
“Foi um ato de cidadania”, afirma Teodoro Waty.

Há pouco mais de duas semanas, os dois destacados juristas moçambicanos, sumidades da interpretação doutrinal do direito, impuseram-se contra a deliberação inicial da Comissão Nacional de Eleições (CNE), nomeadamente quando esta votou pela inelegibilidade do Eng. Venâncio Mondlane (proposta da Renamo para sua cabeça de lista em Maputo) em função da sua renúncia a um cargo anterior de membro da Assembleia Municipal de Maputo. A deliberação da CNE penalizava Mondlane por essa renúncia. Teodato Hunguana e Teodoro Waty esgrimiram argumento destinto. A renúncia era para evitar uma incompatibilidade. Hunguana foi também cáustico quando demonstrou que o procedimento da CNE na tramitação do processo da AJUDEM e de Samora Machel Júnior era como alguém metendo os pés pelas mãos, que tentava rejeitar liminarmente aquele grupo quando a lei indicava outro caminho. A CNE estava a mostrar incompetência gravosa ou qualquer coisa insondável.

Na sequência, os dois juristas foram elogiados na opinião pública ao se posicionarem a favor de mais democracia eleitoral. Mas também foram atacados. Violentamente. Julião Cumbane, um professor universitário de Física Nuclear na UEM, que de vez em quando comenta sobre política, escreveu uma prosa ameaçadora, apontando Hunguana e Waty como fazendo parte de uma conspiração para remover o Presidente Filipe Nyusi do poder em 2019...um projeto onde se enquadrava a figura de Samora Júnior. Cumbane foi ao ponto de sugerir que Samora Júnior era um alvo a abater e que podiam surgir, da parte da Frelimo, “consequências traumáticas para algumas famílias”. As violentas declarações do professor, que perdera seu pai na ante-véspera, causaram desdém na opinião pública. Mas das hostes profundas do Partido Frelimo – Cumbane se assumia como um porta-voz sem procuração da corrente dominante no partido – veio um silêncio de ensurdecer.

Na opinião pública, muitos se recordaram do mesmo registo persecutório por que passou o assassinado Professor Giles Cistac em 2015. Antes de premirem contra ele o gatilho fatal, Cistac foi vítima da prosa fascizante agora recuperada por Cumbane. Agora, houve quem esperasse uma ação imediata da Procuradora Geral da República, Beatriz Buchile. Mas ela ainda não tomou posição. Na pele, Hunguana e Waty sentiram-se atingidos tanto pelos ataques de Cumbane com anuência tácita do regime do dia assim como pelo silêncio de uma entidade, a PGR, que zela pela legalidade.

Os dois resolveram escrever à Beatriz Buchile. O primeiro foi Waty. No seu texto, datado de 30 de Agosto, Waty denuncia o texto de Cumbane e pede a Buchile que “mande garantir que sejam abortados os actos preparatórios contra a vida das famílias devidamente apontadas”. Por sua vez, Teodado Hunguana, no seu requerimento de 4 de Setembro, escreve, a dado passo, o seguinte: “Porque, tanto a alegada conspiração bem como a suposta participação na mesma pelos dois autores das opiniões jurídicas em causa, constituem tentativas de assassinato de carácter, que no nosso País, e em outras circunstâncias idênticas, constituíram autênticos atos preparatórios da perpetração de hediondos homicídios (Mbuzine e Prof. Jules Cistac), tenho a honra de requerer a Vexa que, no âmbito do seu múnus constitucional e legal, na prevenção e repressão da criminalidade, tome as diligências que julgar mais convenientes ao caso”.

Esta manhã (9 de Setembro de 2018) perguntei aos dois juristas o que lhes motivou a interpelarem a PGR, exigindo uma proteção contra as ameaças inscritas no texto de Cumbane. Teodoro Waty foi comedido: “Busca de justiça? Não! Que justiça? Ato de cidadania? Talvez, sei que falei pelos que optaram, compreensivelmente, pelo silencio. O silencio é um veneno para a alma da sociedade. Sempre falo, mesmo contra a corrente. A palavra, mesmo que incómoda, é geriátrica”. Hunguana foi mais incisivo. Para ele, o texto de Cumbane não pode ser visto como um evento aleatório, isolado, mas como o produto acabado de uma tendência crescente para a instalação de um clima de medo na sociedade. “Há uma crescente fascização silenciosa de sociedade”, disse ele. Nesse contexto, ele solicitou a intervenção de quem tem competências e deveres legais para agir. Então, rematou Hunguana, ou a PGR respeita esses deveres e age ou se afirma cúmplice pela inação.

Qualquer que seja a reação de Beatriz Buchile, ao escreverem à PGR Hunguana e Waty deixam claro que não estão contra o exercício da liberdade de expressão, mas tentam chamar a atenção para os seus limites. Se a PGR não agir perante dois requerimentos de duas figuras de proa que já tiveram papéis de relevo no Estado, ela estará a dar a azo à interpretação segundo a qual ela não está defendendo a legalidade em prol da sociedade, mas sim os interesses particulares de uma franja bem identificada da classe política.



36 comentários
25 partilhas
228228

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

Comentários


John Wetela Há fogo na baia, eles se ameaçam.
Na hora ficará quem?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h


Luis Nhachote "....Julião Cumbane, um professor universitário de Física Nuclear na UEM, que de vez em quando comenta sobre política" ou um "Comentador de redes sociais". Em que ficamos Marcelo Mosse na catologação exata ??
17Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h


Marcelo Mosse Comentador de redes sociais....eishhh....Luis pah....meu problema é que colocar as coisas assim é minimizar o valor das redes sociais.. Ha muito lixo, 'e certo...mas as redes sao um espaco mediatico por excelencia que chega muito longe que a maioria da nossa pasquinada. Entao, eu optei por nao menosprezar as redes entrando por essa tua "catalogacao" mas tambem porque, apesar de nao concordo com o Julião João Cumbane em tudo o que ele escreve, tenho por ele o respeito que todo o homem merece. Pois ele comenta sobre politica...terrivelmente, mas comenta...usa as redes como podia usar outra plataforma qualquer. Luis Nhachote, podes optar pela tua propria catalogacao.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Luis Nhachote Quem assim antes catalogou foste tu num outro post. Por isso perguntava em que ficavamos...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 48 min


Marcelo Mosse Luis Nhachote Aieee? Que pena... foi mesmo sem querer. Sorry...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 46 min


Escreve uma resposta...






Mouzinho Zacarias Julião cumbane goza de imunidade do estado...não vai acontecer nada
8Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h


Don Teca Que imunidade é essa?
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Alvaro Guimaraes Imunidade do cartão vermelho
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Jr Chauque Don Teca você Don pa, 😂😁😂😊😂😊😂😁😂😁😂😁😂😂
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Escreve uma resposta...






Adriano Delfim De Deus Esse Julião Cumbane gosta muito de chamar atenção, não passa dum lambebota que deve ser combatido, é nocivo a nossa sociedade!
7Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Antolinho André Adriano Delfim De Deus, de que forma pretende combater? Uso de linguagem incomum se configura crime.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h


Amonge Rafael Macuacua Cimbatem se más atitudes.
Combater não é crime.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Adriano Delfim De Deus Meu caro Antolinho André, acaso tem alguma linguagem incomum no meu comentário? Não está explicito o que deve-se combater ai? Não há nenhuma intenção de combater a pessoa (violentando-o) como o que sugere ou força no teu questionamento, muito pelo contrário. O combate que se refere ai é noutros moldes. Senão estaria a ser igual a ele, o que definitivente não se recomenda!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Escreve uma resposta...






Stelio Jeree .Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Ido Alfred Hum, muita tinta.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Geraldo Manjate Ja vimos gente ir parar na PGR por muito menos, este professor usa uma linguagem muito baixa, para ele em Moçambique não existem académicos além do ilustre, os textos por ele escrito ninguém os entende além dele, além de Fisica, entende de tudo, economia, criminologia, legislação....em fim seria interessante que se explicasse perante a PGR, sobre este último texto ameaçando a familia Machel e estas duas valiosas figs, não o fez na morte de Cistac não pode continuar impune.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Lucas Arnaldo Mazive Este merece cadeia.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h


Escreve uma resposta...






Egidio Vaz Uma curiosidade. O Marcelo Mosse já sabe como a PGR costuma agir nessas situações? Curiosidade mesmo, tirando beneficio do facto de não ser jurista.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h

Ocultar 21 respostas



Sic Spirou mas há noticias de ter agido? que saibamos não.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Egidio Vaz Sic Spirou o último parágrafo do Marcelo é cómico. A PGR deve agir por se tratar de duas figuras de proa, caso não, estará a defender uma classe política pequena e bem identificada. Duas pessoas são muito mais importantes por serem de "proa", ex dirigentes do que um "grupo" cujo tamanho ele o conhece mas não o revela. Ao menos que o revelasse para podermos comparar.
7Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h · Editado


Sic Spirou te entendo...é que das vezes que a PGR agiu nem por cidadãos comuns foi! mas te entendo sim.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Gracio Abdula Egidio Vaz não sabe do que fala porque vive distraído em Maputo. Eu tenho investigações da POR baseados numa notícia de um semanário sem qualquer credibilidade...
Esse tal semanário é figura de quê EV?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Gracio Abdula PGRGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Amonge Rafael Macuacua EV está a tentar incriminar assim...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Egidio Vaz Gracio Abdula se sabes diga. Fiz perguntas claras. É óbvio que não sei
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Gracio Abdula Egidio Vaz claro k sabe. Os camaleões mudam de cor conforme o meio...como não sabe?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Egidio Vaz Gracio Abdula estas aqui apenas para lançar epítetos. Também não sabe. Esperemos então de quem sabe para nos ensinar.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Gracio Abdula Egidio Vaz és aprendiz promovido a Mestre!
Eu fui aprendiz mas nunca cheguei a Mestre...eis a nossa grande diferença!
Mais não digo.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h


Egidio Vaz Gracio Abdula as minhas perguntas permanecem sem resposta. Estou neste mural a espera do samaritano para me elucidarGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Mouzinho Zacarias Meu irmão, Egídio Vaz, sempre a gozar com as pessoas porque estudou muito...é mais iluminado do paísGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h · Editado


Egidio Vaz Mouzinho Zacarias fiz perguntas. Está difícil de responder? Conhece a resposta à minha pergunta?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h


Gracio Abdula EV a PGR com base numa notícia de um semanário mandou abrir um inquérito em Vilankulo para saber se certo cidadão estava a vender terras. A notícia desse semanário foi encomendada por um cidadão já falecido. O jornalista que escreveu o artigo é um indivíduo sem carácter que pediu 5.000mt ao meu constituinte para alterar aquilo que escreveu. Recomendei o meu constituinte a não lhe dar 1 centavo. O inquérito foi arquivado....
Agora pergunto: essa mesma PGR não actua perante factos mais evidentes como os que têm vindo a público. Porquê???
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 13 h


Gracio Abdula EV já respondi à sua pergunta com um facto concreto. Ficou mudo?
A minha geração(8 De Março) rejeitou cargos. A geração do EV anda atrás de cargos como o macaco da banana...
Só não entendi ainda o JJC...anda atrás de quê mesmo?
REITOR DA UEM???
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h


Egidio Vaz Gracio Abdula a minha pergunta foi: O Marcelo Mosse já sabe como a PGR costuma agir nessas situações? Curiosidade mesmo, tirando beneficio do facto de não ser jurista.
Responde essa pergunta e não suas.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Egidio Vaz Gracio Abdula a sua geração rejeita cargos? Assim os cargos rejeitados pela geração 8 de março ficaram vagos até serem preenchidos por ambiciosos? Quais foram esses cargos rejeitados e mantidos vagos!? Basófias sóGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h


Aulate De Almeida Dino O Post pertence ao Marcelo Mosse, mas há tantos e tantas a discutirem com o Egidio Vaz, afinal oque se passa, nao se esqueçam do texto do Marcelo, ahhhh...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Aulate De Almeida Dino Egidio Vaz, as vezes dou-te razao, alguém publica algo, neste caso o Marcelo Mosse, uns só dam um "like" e meia dúzia comenta objectivamente as questões colocadas, mas basta tu comentares, o numero de pessoas para te "atacar" triplica, agora me diz, co…Ver maisGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Egidio Vaz Aulate De Almeida Dino a razão é simples. Eu sou o desmancha-prazeres. A forma como interpelei o Marcelo, é como que tivesse interrompido um coito clandestino. Assim, a raiva detona-se sobre quem surpreendeu o coito e não sobre o mal de fazê-lo em público
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Aulate De Almeida Dino "Coito clandestino"??? heheheheGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h


Escreve uma resposta...






Rui Costa Medo, fascização silenciosa e geriátrica . Adorei . Belos apontamentos. Como desentranhar estes detalhes do " processo" político em curso? ...that's the question.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Ricardino Jorge Ricardo JJC, dessa vez mexeu com abelhas ferozes.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


Egidio Vaz Quais abelhas?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Ricardino Jorge Ricardo Jura Dr? O que o texto do MM diz?Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Escreve uma resposta...





Ibraimo Parbato
😴😴😴Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h


F Antonio Souto O q o Marcelo Mosse aqui escreve merece mais do que "like". Entendi este post como um apelo à cidadania activa, que Teodoro Waty e Teodato Hungana reclamam ao exigir responsabilização das instituições mandatadas para proteger os direitos dos cidadãos. É urgente romper e acabar com silêncios cumplices. O meu abraço!
15Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Carlos E. Nazareth Ribeiro Inteiramente de acordo. Porém, alguns posts diminuem o nível dos comentários por entrarem em ofensas próprias de recintos pseudo-desportivos. E isso pode retirar o impacto que todos queremos que os três documentos venham a ter. Refiro-me aos documentos dos Juristas e ao do Mosse.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h


Escreve uma resposta...






Francisco Pacheco Chigogoro Nesse momentos trémulo e com todas entranhas a transpirar,o bicudo JJC está no silêncio total,apanhou,apanhou angina
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h · Editado


Jr Chauque Ele pensava que estivesse a ameaçar malta EU e os demais como fez, so que comeu a meda dele e seus cúmplices da MEDA.

MESMO QUE A PGR NÃO FAÇA NADA, O QUE NÃO SERIA NOVIDADE, MAS AO MENOS O EXTERMINADOR E A CÚPULA JÁ SABEM QUE SABEMOS QUE ESTAMOS EM ALERTA DE QUEREREM UMA SOCIEDADE DE MEDO NO SILÊNCIO PROFUNDO APENAS COM LAMBIBOTAS-ESCOVAS NO ACTIVO A CONTROLAR O GAME,.. AONDE.. METERAM-SE E COMERAM A VOSSA MEDA.
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h · Editado


Manuel Saleh a pena com malta Egídio vas kkkkkk lamberGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 6 h


Escreve uma resposta...






Cremildo Maculuve Como disse Martin Luther King: "O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."
12Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h


Ruben Joao A ver vamos... porque letargia é a palavra de ordem nos dias actuais quando o assunto é repor justiça!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Benício Da Cruz Baulo Penso que o que será notícia é se a PGR decidir mover uma palha...mas eu nao tenho esta ilusao!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h


Jr Chauque Sim, claro que não vai, mas fixou alerta geral, o Gilles Cistac tentou o mesmo e foi assassinado



Così l'articolo Contra Julião Cumbane: Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile?

vale a dire tutti gli articoli Contra Julião Cumbane: Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile? Questa volta, si spera in grado di fornire benefici a tutti voi. Va bene, si vede in un altro post articolo.

Ora stai leggendo l'articolo Contra Julião Cumbane: Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile? l'indirizzo del link https://voiceoggy.blogspot.com/2018/09/contra-juliao-cumbane-porque-teodato.html

Subscribe to receive free email updates:

0 Response to "Contra Julião Cumbane: Porquê Teodato Hunguana e Teodoro Waty escreveram à PGR Beatriz Buchile?"

Posta un commento