titolo : STJ JULGA NESTA TERÇA PEDIDO DE LULA PARA EVITAR PRISÃO.
Link : STJ JULGA NESTA TERÇA PEDIDO DE LULA PARA EVITAR PRISÃO.
STJ JULGA NESTA TERÇA PEDIDO DE LULA PARA EVITAR PRISÃO.
Sessão terá transmissão ao vivo pelo canal do tribunal no YouTube; histórico de ministros e habeas corpus no STF diminuem chance de sucesso do petista.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga nesta terça-feira (6), a partir das 13h, o habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra sua prisão após a condenação em segunda instância.
Cinco ministros da Corte, que compõem a 5ª Turma criminal, vão decidir se concedem ao ex-presidente o direito de recorrer às cortes superiores em liberdade, mesmo depois de esgotados seus recursos ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O julgamento será transmitido ao vivo, no canal do STJ no YouTube.
O pedido foi apresentado pela defesa de Lula em janeiro. Naquele momento, o vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, recusou o habeas corpus em liminar e encaminhou a decisão para o relator dos casos da Operação Lava Jato no tribunal, o ministro Félix Fischer.
Além de Fischer, vão analisar o pedido do petista os ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Joel Ilan Paciornik e Ribeiro Dantas. Os cinco têm histórico de manter as decisões tomadas pelo juiz federal Sergio Moro e pelo TRF4 na Lava Jato, o que é um mau presságio para as pretensões do ex-presidente.
Pesa contra Lula o alinhamento do STJ ao atual entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite a execução de penas após condenação em segunda instância. Outro aspecto é o fato de o ex-presidente ter apresentado um pedido semelhante de habeas corpus ao próprio STF. Como a corte suprema vai analisar o caso, é possível que os ministros evitem tomar uma decisão sobre o tema.
Condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo TRF4, no caso do apartamento tríplex do Guarujá (SP), o petista apresentou embargos de declaração contra a sentença, que ainda não tem data para serem julgados. De acordo com o acórdão da sessão de 24 de janeiro, Lula deverá ser preso caso os recursos forem rejeitados, o que se tornou provável após a condenação por 3 votos a 0.
Paralelo a situação pessoal do ex-presidente, cresceu nas últimas semanas a pressão para que a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, paute ainda para março a ação que pode reverter a autorização do Supremo para a prisão em segunda instância. A ministra já disse evitar “casuísmos”, mas declarações recentes de magistrados, como Marco Aurélio Mello e Celso de Mello, passaram a constranger a presidente a acelerar a tramitação do caso.
Fonte: Guilherme Venaglia/Veja
Così l'articolo STJ JULGA NESTA TERÇA PEDIDO DE LULA PARA EVITAR PRISÃO.
vale a dire tutti gli articoli STJ JULGA NESTA TERÇA PEDIDO DE LULA PARA EVITAR PRISÃO. Questa volta, si spera in grado di fornire benefici a tutti voi. Va bene, si vede in un altro post articolo.
Ora stai leggendo l'articolo STJ JULGA NESTA TERÇA PEDIDO DE LULA PARA EVITAR PRISÃO. l'indirizzo del link https://voiceoggy.blogspot.com/2018/03/stj-julga-nesta-terca-pedido-de-lula.html
0 Response to "STJ JULGA NESTA TERÇA PEDIDO DE LULA PARA EVITAR PRISÃO."
Posta un commento