titolo : EM 1987, DORIA PROPÔS FAZER DA SECA NO NORDESTE UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA.
Link : EM 1987, DORIA PROPÔS FAZER DA SECA NO NORDESTE UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA.
EM 1987, DORIA PROPÔS FAZER DA SECA NO NORDESTE UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA.
Então presidente da Embratur, o tucano provocou indignação ao propor também a redução de verbas para obras de irrigação, mas disse não querer "explorar a miséria".
Em 1987, enquanto era presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o hoje prefeito de São Paulo, João Doria Jr. (PSDB), propôs reduzir a verba para obras de irrigação no Nordeste e transformar a seca na Caatinga em ponto turístico. Naquele ano, o Nordeste enfrentava uma dura estiagem que motivou até mesmo uma CPI no Congresso sobre o tema.
A proposta de Doria foi feita em 30 de junho de 1987, durante visita a Fortaleza, onde se encontrou com o então governador do Ceará, Tasso Jereissati, hoje seu colega de partido, e dezenas de empresários locais.
“A Caatinga nordestina poderia ser um ponto de visitação turística e gerar uma fonte de renda para a população sofrida da área, respeitando as características culturais e humanas da população, sem exploração da miséria”, disse Doria segundo a reportagem “Doria Jr. propõe que a seca vire atração turística”, publicada pelo jornal O Globo de 1º de julho de 1987.
De acordo com a publicação, Doria deu duas justificativas para a proposta. A primeira era que os brasileiros tinham o direito de conhecer “a riqueza e a pobreza do Brasil”. A segunda era a suposta maior eficiência da indústria do turismo em comparação com as obras de irrigação no Nordeste.
Em defesa de sua proposta, disse Doria segundo O Globo, o governo deveria “aumentar os investimentos no turismo e diminuir a verba para a irrigação”. Numa comparação, o então presidente da Embratur “citou que de cada 100 projetos turísticos na região, apenas quatro deixam de garantir retorno, enquanto de 100 projetos de irrigação, 75 dão resultados negativos e somente 25 asseguram rentabilidade”.
A proposta de Doria provocou indignação nos nordestinos. O Jornal do Brasil de 2 de julho de 1987 registra que a radialista Adisia Sá, então responsável pelo programa "Debate do Povo", de grande audiência no Ceará, prometeu “receber a primeira agência de viagens que chegar com excursão para visitar a seca liderando uma multidão para vaiar e fazê-la voltar”. No fim do programa, Sá chamou Doria de “dândi do society transplantado para a vida pública”. Comumente usado na década de 1980, o termo dândi designava pessoas da elite que não tinham noção do mundo real.
LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI
Fonte: José Antonio Lima, com Miguel Martins e Tory Oliveira
Così l'articolo EM 1987, DORIA PROPÔS FAZER DA SECA NO NORDESTE UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA.
vale a dire tutti gli articoli EM 1987, DORIA PROPÔS FAZER DA SECA NO NORDESTE UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA. Questa volta, si spera in grado di fornire benefici a tutti voi. Va bene, si vede in un altro post articolo.
Ora stai leggendo l'articolo EM 1987, DORIA PROPÔS FAZER DA SECA NO NORDESTE UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA. l'indirizzo del link https://voiceoggy.blogspot.com/2017/12/em-1987-doria-propos-fazer-da-seca-no.html
0 Response to "EM 1987, DORIA PROPÔS FAZER DA SECA NO NORDESTE UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA."
Posta un commento